Marighella estréia hoje e retrata a trajetória do homem considerado inimigo número um da ditadura militar

Posted on Agosto 10, 2012

0



Fabíola Ribeiro

Faz pouco tempo que os feitos do líder guerrilheiro Carlos Marighella durante a Ditadura Militar chegaram aos ouvidos dos brasileiros pelas rimas de Mano Brown.  Lançada recentemente a música Mil Faces de um Homem Leal, faz parte da trilha sonora do documentário dirigido por Isa Grinspum Ferraz, sobrinha do militante.

Isa ainda era criança quando o tio morreu em uma emboscada armada em 1969 pelo Dops (Departamento de Ordem Política e Social).  Foram anos reunindo material para contar no cinema por meio de imagens de arquivo, depoimentos de historiadores e da viúva Clara Charif, a história do comunista baiano líder da Ação Libertadora Nacional, que optou pela luta armada contra o sistema e passou 40 anos vivendo na clandestinidade.

Se a canção dos Racionais MC’s aguça a curiosidade sobre quem foi esse homem, o filme destaca a trajetória revolucionária e política de Marighella de forma equilibrada, situando-o na história política do país, além de apresentar aos espectadores interessantes e emocionantes relatos sobre os tempos em que o país viveu sob ditadura.

Convite

Mano Brown levou quase um ano para aceitar o convite de Isa Grinspum para escrever e gravar uma das canções da trilha sonora do documentário. O resultado ficou tão legal que ganhou clipe e concorre na categoria de Clipe do Ano do na edição 2012 do Vídeo Music Brasil, da MTV.

Posted in: Lançamentos