Quer ser um produtor cultural? Veja onde você pode estudar ou pesquisar!

Posted on Maio 17, 2012

2



O caminho para ser um produtor cultural não é fácil, porém é gratificante.

Eu sou suspeita para falar…me descobri produtora lá em meados de 2005 ou 2006, quando estava dançando em uma Companhia de Dança com futuro pela frente, coordenando um evento semanal de dança, descobri esse “negócio” de editais e projetos. Sempre amei escrever, desde a infância (agora desenvolvendo a arte da poesia, e convivendo entre culturas, pelos meus trabalhos e pelo namorado atual poeta e produtor cultural, ou seja, tudo interligado rs).

Quando me deparei com o primeiro edital, vi que não era coisa boba de se fazer. Mas também impossível não era. Deveria ter era muita, mas muita criatividade (que transbordasse o nível “normal”), atenção a todos os detalhes (especialmente os mínimos), cuidado, carinho, e calma (emoção deve ficar de lado na hora da escrita). Cabeça fria para a montagem do projeto é mais que fundamental, mesmo se o coração esteja pegando fogo pela emoção de ver um “filho” (projeto) tomar corpo, crescer e ir para os braços de uma comissão julgadora.

O meu primeiro projeto, não foi exatamente um…projeto. Foi uma monografia, uma tese. Poderia facilmente encadernar em capa dura e ser algum TCC. Porém, com o tempo e algumas reprovações, a gente aprende que, também na produção cultural, vale a regra “menos é mais”. Projetos coesos, objetivos, mas nunca, jamais, em tempo algum, incompletos. Deve ter tudo. Meia vírgula faltante, é passível de reprovações.

Chegou determinado momento, que mesmo eu “fuçando” bastante (porque quem trabalha com cultura é curioso por natureza), que percebi que sim, devemos ter uma formação técnica. Atualmente, não tem como. Dentre os vários cursos existentes, escolhi o curso do Senac, em concepção de projetos e foi muitíssimo importante para os meus passos adiante. Hoje, mesmo tendo este e outros cursos na área de produção cultural, a falta que faz um estudo acadêmico é (pra mim) gritante. Estou à frente do sistema de produção cultural de muitas coisas: da minha produtora (Massala, aqui mesmo rs), dirigindo a Rádio Sessions Brasil, e na comunicação do Coletivo Perifatividade. Ou seja, estudar virou questão obrigatória. Pós-graduação, aí vou eu!

Ana Fonseca

Onde pesquisar sobre produção cultural:

Produção Cultural

SEBRAE

Governo RJ

Guia Brasileiro de Produção Cultural 2010/2011

Onde estudar produção cultural: (observe que o mercado para a área está crescendo. Antigamente, nem faculdade existia. Portanto, logo mais o mercado exigirá o diploma, Fique atento (a) e se matricule)

Tecnólogo em Produção Cultural – FMU

FGV – MBA em Gestão Cultural (RJ)

Produção Cultural – FAAP

Produção Cultural – UFF

Produção Cultural  – UNICID

Pós-Graduação em Gestão Cultural SENAC

Curso Concepção de projetos culturais SENAC

Curso Extensão Cultural – SP Escola de Teatro (gratuito)

