A Cultura até onde a energia não chega. – por Atilio Nory

Posted on Abril 5, 2012

0



Para mim, falar sobre cultura pode parecer coisa do cotidiano penso que o assunto torna-se um dilema quando falado em comunidades carentes que veem isso apenas como “coisa para rico” mas será que ela chega até os bairros que não tem energia elétrica?

Desinformações a parte temos uma gama de programação cultural em São Paulo e gratuitos onde profissionais de alta qualidade mostram e ensinam um pouco de seu trabalho.

Esta tal cultura tira muitas pessoas de caminhos perdidos e mostram um novo mundo de grandes oportunidades, conheço vários profissionais que fazem trabalhos culturais voltados a uma população carente e que talvez não tivessem acesso se não fosse pelo esforço de pessoas para levar a cultura a pessoas que não a tem com facilidade.

Vejo grandes talentos que saíram de um projeto cultural e hoje estão por ai alegrando a vida de pessoas.

No ano de 2011 tive a oportunidade de assistir alguns dos workshops da Radio Sessions onde grandes profissionais apresentaram um pouco de sua arte, seja escrita, mídia ou musical, o objetivo deste trabalho foi direcionar pessoas que estão em busca de oportunidades e que não sabem exatamente como trabalhar seu nome e apresentar seu trabalho.

Ver cada rosto fixado no palestrante, ideias surgindo ou mesmo as duvidas sendo tiradas enchendo o coração daquelas pessoas de esperança e mais importante norteando o caminho de produção, divulgação, criação e execução do trabalho artístico de cada um.

Este projeto trouxe pessoas reais que vivenciam cada um dos temas da sequencia de 5 apresentações consistentes no Projeto Radio Web Sessions.

Não tenho como deixar de comentar sobre o grande objetivo da cultura em nossas vidas que é fazer cada individuo um todo, mostrar e atenuar os costumes de um povo, mesmo no pequeno
engatinhar de nossa nação em relação a cultura. Hoje temos mais projetos aprovados, mais conhecimento a todos, mais pessoas fazendo parte como participante e atuante e mais esperança de um povo ignorante.

Cultura não esta ligada a estudos acadêmicos, algumas vezes penso que ela tem ligação com o sentir, ou mesmo no “como se sentir dentro da humanidade”, qual seu papel nela seja para si ou para os outros.

Agenda cultural lotada, basta ter acesso e ver quais programas tem haver como gosto de cada um, pagante ou não o importante é participar e quem sabe tornar-se um facilitador deste processo.

Para ter acesso aos eventos culturais de São Paulo basta acessar ao link

Aproveite o feriado para fazer um programa diferente.

E, boa sorte!

Atilio Nory

@atilionory

Anúncios