Barulho para…Fabíola Ribeiro fala sobre a produção de “Tem que ter Swing: 5 anos da Batalha do Santa Cruz”

Posted on Março 22, 2012

0



“Lá é meu lugar, onde eu me sinto bem, onde tenho amigos reais e as ideias vem”. Esse verso de Minha Mecca, do Hadee (SomSujo), resume bem a minha relação com a Santa Cruz.

A Batalha tem muita representatividade na minha vida, ter a oportunidade de fazer parte da produção desse documentário é extremamente gratificante. Adoro a ideia de poder levar a outras pessoas uma manifestação cultural na qual acredito tanto.

Sempre quis fazer isso, e parece mentira que encontrei oito estudantes de jornalismo com o mesmo desejo. Bruno, Gabriel, João, Eduardo, Rafael, Guilherme, Kelisson e Danilo foram essenciais para o trabalho ter a cara que tem: eles se envolveram com tema, quiseram saber mais e se divertiram com as batalhas. Esse prazer em realizar o projeto se reflete no produto final.

Frequento o Santa há cinco anos. Fui lá pela primeira vez para fazer um trabalho de faculdade e acabei transformando a calçada na minha segunda casa, levo o filho pequeno, os amigos. Foi lá que conheci o movimento Hip Hop e passei de fã de Rap à entusiasta do movimento. Me apaixonei pelos MC’s e pelo Freestyle.

Sou muito coruja quando o assunto é a Santa Cruz e o melhor do Documentário é que não é piegas nem sentimentalista. Chorei assistindo, claro, mas a melhor parte é ver a história sendo contada por quem a escreveu, sem a interferência de um narrador ou um retrato superficial do tema.

Estou orgulhosa e emocionada, com os elogios e a repercussão, em poder mostrar a história dos meus amigos e emocioná-los. Ouvir os parabéns e “faz uma cópia pra mim” de Marcello, Júlio e Andrei foi sem dúvida foi o maior prêmio. Espero que esse documentário possa ser visto por novas gerações e que estas saibam que eles construíram, acreditaram e mantiveram isso de pé.

Ficha Técnica:

Tem que ter swing – 5 anos da batalha do Santa Cruz

Direção: Bruno Cassucci e João Guilherme

Roteiro: Eduardo Bentivoglio e Guilherme Frigatto

Imagens: Rafael Mandelli e Gabriel Amorim

Edição: Fernanda Médici e Fernando Carrati

Produção: Danilo Martins, Fabíola Ribeiro e Kelisson Rodrigues

Ano: 2011

Todos os direitos reservados à Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo

Se você ainda não assistiu ao documentário “Tem que ter Swing: 5 anos da Batalha do Santa Cruz”, não perca a oportunidade. Segue abaixo as partes I e II:


