Retrospectiva 2011: Quase um ano de arte, cultura, reflexão e entretenimento pra você! Isso é Massala!

Posted on Janeiro 4, 2012

0



2011 se foi, e nada como começar um ano novo fazendo um balanço do que foi o ano passado para nós, do Massala. Posso concluir, em #poucaspalavras, que 2011 foi o ano que este “bebê” apareceu em um novo segmento e, para a surpresa de todos nós, cresceu rapidíssimo, ganhou vida, fãs, amigos, colunistas, parceiros!

Dia 24/01, ou seja, daqui a poucos dias, o Massala completa 5 anos de vida, mas 01 ano como site! E fico muito feliz de falar que, em menos de um ano, o Massala completa 30 mil visitações! Obrigada a quem vem sempre e acompanha, a quem veio algumas vezes, a quem veio uma vez e leu, a quem só deu uma passada! Todos vocês fizeram parte disso!

Para dar um “arremate” neste 2011, selecionamos alguns dados para mera curiosidade dos nossos queridos leitores:

– Dentre estas 30 mil visitações, o Massala esteve presente em cidades como Recife, Porto Alegre, Londrina, Santos, Goiânia, e países como  Estados Unidos e até Bélgica! 

A Rede Social campeã em auxílio nas divulgações, claro, foi o Twitter. O passarinho azul semeou a cultura, reflexão e entretenimento de RT’s e compartilhamentos no dobro do número de visitações. Obrigada a quem contribuiu de verdade! O Facebook foi a segunda rede social que mais ajudou, e não ficou muito atrás não! Falando em Facebook, mais homens curtem nossos posts, matérias e entrevistas: é 60% de público masculino e 40% feminino.

O post mais comentado de 2011 foi a coluna da Jéssica Balbino Afrika, quem?”, com 28 c0mentários. Lembro-me bem desta coluna, deliciosamente polêmica, dando bafafá não só no site, como nas redes sociais e até no email!

Já o que teve mais visualizações, foi outra coluna: a do Mc Lucas Tristão, com “O Rap virou Pop?“, que Lucas falou a respeito da matéria da Revista Época.

O quadro mais elogiado de 2011 é o quadro-caçula Massala In-Dica, com as dicas legais e baratas/free pro seu fim de semana. O que chega de email e recados de gente que seguiu nossas dicas, compareceu aos lugares e adorou, é de deixar todos com queixo caído!

Em 2011 também tivemos outra mudança – a de logotipo. O anterior, criado pela nossa colunista Bárbara Ladeia, foi usado durante anos, desde quando o Massala só trabalhava com dança. Este ano, já que mudamos o foco de nosso trabalho, o logo acompanhou esta mudança. Foi desenvolvido por Casp e também teve participação de Base Mc.

Outra conquista para nós foram nossos eventos. No início do ano, realizamos duas festas totalmente independentes: o Massala Hip-Hop Party e o Hip-Hop Café, no Espaço Cultural no Fim do Mundo, em Santana. Logo depois, o nosso grande sucesso: a criação do Projeto “Sessions – Uma seção com atitude de verdade”, contemplado pelo Programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o que nos deu a oportunidade de criar workshops gratuitos para vocês se aprimorarem, além da Rádio Web Sessions Brasil, que é uma outra extensão do nosso trabalho.

Enfim, motivos para ficar felizes e realizadas, são vários. Mas, como aqui ninguém se emociona antes de trabalhar, é só motivo pra arregaçarmos mais as mangas e trabalhar melhor pra que vocês acompanhem nosso sorriso. E vem festinha de 1 ano de site por aí, aguardemmm!!!

Pra começar 2012 com tudo azul, o site vai sortear amanhã um exemplar do livro #PoucasPalavras, do Renan (Inquérito). Quem ainda não leu esse livro, tá moscando! Ou melhor, pode não moscar se participar dessa promo! E é mamão com açúcar, de tão fácil: basta seguir o Massala no Twitter, e bolar alguma mention com a tag #PoucasPalavras. O sorteio  e a resposta será dada no post de amanhã, mas você já pode começar a participar. Obviamente, só vale uma mention por pessoa, e se não seguir o Massala, não poderá ser premiado, ok?

Feliz Ano todo para você, com muito trabalho, progressos, riqueza, amor, paz espiritual e emocional. E simbora meu povo, que 2012 já começou! =)

Ana Fonseca – @anarfonseca

Posted in: Editorial