THE BANG BANG CLUB – por Jess Penido

Posted on Outubro 19, 2011

2



THE BANG BANG CLUB é a história de quarto repórteres de guerra que registraram os últimos acontecimentos do Apartheid, no Sul da África.

“Momento Wikipédia: O Apartheid foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 (46 anos) pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.

Nelson Mandela foi uma das figuras mais importantes na resistência contra o Apartheid. E Em 10 de Maio de 1994, Nelson Mandela fez o juramento como presidente da África do Sul diante de uma eufórica multidão. Na eleição multi-racial seguinte, o ANC de Mandela ganhou com margem larga, efetivamente terminando com a era do Apartheid.”

Neste período, mas propriamente entre 1990 e 1994, Kevin Carter, Greg Marinovich, Ken Oosterbroek, e João Silva mostram ao mundo de forma realista e bem próxima os conflitos internos na África do Sul.

A história desse grupo de repórteres mostra o quão importante é a fotografia como instrumento de denúncia e informação. E a forma como cada um desses fotógrafos apresentam os impactos da violência deste conflito é impar e de grande sensibilidade.

Não é atoa que o trabalho desses repórteres ganhou filme, livro, documentário e vários prêmios (incluindo dois Pulitzer Prizes). É a amostra extrema do que um fotojornalista encara ao optar levantar a câmera e o dilema de quando abaixá-la.

Demonstra a força que uma foto tem de dizer o que nenhuma palavra jamais poderia explicar.


*Foto de Greg Marinovich – ganhou o Pulitzer for Spot News Photography


*Foto de Kelvin Carter – ganhou o Pulitzer for Featured Photography

 por Jess Penido

@jesspenido