“Produção Musical” é o quarto Workshop do Projeto Sessions!! Confira e participe!!

Posted on Setembro 15, 2011

0



Arte: Carolina Ige

Este workshop é de realização Massala Diversidade Cultural, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Programa de Iniciativas Culturais (VAI).

Um importante veículo de comunicação servindo como uma nova maneira de dar voz ao Hip Hop. Depois de sites e revistas especializados o Massala Diversidade Cultural idealizou e agora colocará em prática em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e o Programa de Iniciativas Culturais (VAI) a proposta de criar a Rádio Web Sessions com conteúdo prioritariamente voltado ao movimento que tem a cidade como berço.

A Sessions entra no ar a partir de novembro deste ano, mas enquanto isso, organizamos alguns workshops voltados ao empreendedorismo, pois além da ciência da história e dos elementos formadores do Hip Hop é de grande importância o fomento de novos produtores musicais, culturais, jornalistas, beatmakers, designers e profissionais em geral para atuar no fortalecimento da cultura.

Os workshops serão GRATUITOS e em um local conhecido de muitas pessoas que convivem na cultura Hip-Hop: a Livraria Suburbano Convicto do escritor Alessandro Buzo! O primeiro workshop deste projeto foi “Texto para Web” da jornalista Bárbara Ladeia, e o segundo foi “Criação de Beats”, com o DJ Nato-PK e o tterceiro foi “Desing Gráfico para o Hip-Hop” com Man Araújo.

O quarto workshop deste projeto é “Produção Musical” do proprietário do Coisa Simples Estúdio, videomaker e produtor musical, Iuri Stocco.

Conheça mais sobre Iuri Stocco:

A trajetória de vida de Iuri se pauta pela arte, em toda sua essência. Se houvesse alguma frase para definir sua história de vida até o presente momento, seria “Vida feita de arte.”.

Aos sete anos, começa a cantar no coral de sua escola (Colégio Salesiano), onde fica por nove anos. Lá aprende diversas técnicas de musicalização, que forma a sua base musical e artística: entre as diversas técnicas de canto e voz, destacam-se as escolas italiana, alemã e a americana (técnica belting, o coral lançava um CD anual com produção do maestro Enzo Bertolini, em estúdio próprio.

Dentre as principais apresentações do coral, destacam-se shows junto a renomados cantores brasileiros, como Almir Sater,Jair Rodrigues e uma viagem ao Vaticano, se apresentando ao lado do Papa João Paulo II.

Com a vivência musical, logo o teatro também se tornou alvo de interesse e estudos de Iuri, fazendo com que participasse de um grupo de teatro na adolescência, onde encenou as obras “Cyrano de Bérgerac” (Edmond Rostand) e “Dom Quixote” (Miguel de Cervantes). Esta experiência motivou Iuri a cursar uma faculdade de Artes Cênicas (Faculdade Paulista de Artes), onde encenou profissionalmente “Les Miserables” (Victor Hugo), ficando em cartaz no hoje centro do teatro alternativo de São Paulo, a Praça Roosevelt. No processo acadêmico, teve contato e experiências profissionais com vários diretores renomados no cenário nacional como: Gabriel Catellani, André Latorre, Fernando Neves, Nicola Vignati. Também na faculdade, Iuri começou a desenvolver-se como produtor musical, inicialmente como operador de som nas peças e pesquisando sobre equipamentos sonoros, que percebeu e foi incentivado pelo mesmo maestro de sua infância, Enzo Bertolini, a investir nessa nova empreitada, já que possuía uma grande experiência musical, somado ao talento e sensibilidade artística. Enzo lhe deu as coordenadas do que e como fazer para abrir um estúdio; Iuri se esforçou para montar a estrutura e auto-formação, com cursos de áudio e acústica. Também nessa época, iniciou a produção de beats de Hip-Hop, simultaneamente com a produção de trilhas para as obras teatrais. Como já freqüentava eventos e batalhas de MC’s, conheceu o MC Mamuti e o convidou para que pudessem trabalhar juntos. O projeto de edificou e hoje o resultado é o “Zero Onze EP”, um álbum e o videoclip “Paulistano”, onde Iuri, além de cantar também exerce a função de produtor e diretor do vídeo, talento que começou a praticar ao ganhar uma câmera em um programa de TV, e, a partir disso, começou, de forma autodidata, a estudar sobre vídeos. Além deste, Iuri dirigiu o clipe “A Cena”, em parceria com Mel Duarte, com estreia prevista para o dia 21/09 e o clipe “O Mito da Caverna”, de Timm Arif, que já mostramos em edições anteriores.

Além destes múltiplos talentos, Iuri é proprietário do “Coisa Simples Estúdio”, que tem em seus serviços a produção musical, gravação, mixagem, masterização e vídeos de artistas de diversos segmentos musicais.

Confira os clipes produzidos e dirigidos por Iuri Stocco.