Agenciadores e Empresários da Música. O que são? O que fazem? – por Fabíola Ribeiro*

Posted on Agosto 9, 2011

1



Dentro do mundo artístico existemtantas profissões e ocupações que a coisa se confunde. Embora ser um profissional completo agregue muitos benefícios, a noção de por quem, como é feito cada trabalho é de extrema importância. Já explicamos aqui o que faz umAssessor de Imprensa e um Produtor Cultural, e agora falta descobrir as aptidões de um empresário e o que o difere de um agenciador.

Quando escuto a palavra empresário já me vem a mente jogadores de futebol com salários astronômicos ou a figura de Don King, empresário de Mike Tayson durante longos anos. Com você não deve ser diferente e sim, são os empresários que administram a carreira daquele artista ou grupo, assim como cuidam de suas empresas.

Ele, muitas vezes, constrói aquele talento, o lapida e vai administrando como este se apresentará ao mercado.  Um empresário musical cuida de todos os aspectos comerciais, promocionais e jurídicos de uma banda ou artista. Trabalha marketing, eventos, divulgação, promoção, produção, registro de música e tudo necessário para o crescimento profissional desse artista. 

A noção das necessidades do mercado fonográfico e o um olhar capaz de identificar pessoas, produtos e ações de sucesso a longo prazo cabem ao o agenciador que vende o produto, o negocia. Nem todo mundo tem talento para vendas, menos ainda para algo essencial no meio, o marketing pessoal. Partindo do princípio básico de vendas esse profissional tem a responsabilidade de transformar seu trabalho em algo comercial.

Embora sejam carreiras diferentes, elas se completam e são essenciais para o sucesso. Fique sempre atento à qualidade dos profissionais com os quais trabalha e se preferir faze as coisas por conta própria mantenha-se sempre informado e antenado sobre essas profissões.

*Fabiola Ribeiro é jornalista, assessora de imprensa e repórter do Massala Diversidade Cultural, jornalista e repórter do site Voz da Rua e assessora de imprensa do selo Som Sujo