Assessoria de Imprensa – O que é? Pra que serve? – por Jéssica Balbino

Posted on Julho 27, 2011

4



O Massala começa nesta semana uma série de matérias especiais sobre as profissões de “bastidores” na vida do músico. O que são? São necessárias?

O intuito desta série especial, que estará às terças-feiras no site é: desmistificar cada uma destas profissões, para que não confundam mais, e saibam que cada uma é completamente diferente: Assessor de Imprensa, Produtor Cultural, Produtor Musical, Empresário…saiba O QUE É cada.

A primeira destas três matérias especiais é sobre Assessoria de Imprensa, e nada mais justo que a jornalista e assessora de imprensa, além de escritora, Jéssica Balbino, nos esclareça acerca da profissão. Confiram

Assessoria de Comunica-Ação

Assessoria de imprensa. Assessoria de comunicação. Assessoria de comunicação social. Jornalismo. Relações Públicas. Publicidade. Rádio e TV.

As funções e profissões acima descritas, quando lidamos no mundo da arte e cultura (que é do que estamos falando neste site), resumem-se a intermediação da comunicação entre uma empresa, pessoa, artista e os meios de comunicação tendo como matéria-prima a informação e, como processo, sua abordagem em forma de notícia.

No entanto, diariamente, as pessoas me procuram e dizem: “o que preciso para você transformar meu grupo no novo Racionais MCs?” ou “você vai me amadrinhar e me transformar no novo Emicida?”

Aí entra a doutrina. “Não, eu não sou empresária e mesmo que fosse, não tem como copiar fórmulas porque elas deram certo. Isso é a mistura de talento, trabalho, hora certa, lugar certo, ralação, etc”.

E quem entende? Absolutamente NINGUÉM.

Me pedem pacotes de serviço, pagam por eles e reclamam que ainda não alcançaram o tão almejado SUCESSO na carreira. Querem que eu feche shows, contrate estúdios, escolha a melhor foto para a capa do CD, fazer o videoclipe e ainda cuidar de toda divulgação, afinal, todos querem sentar no sofá do Jô Soares.

Calma nóis, minha gente. Eu não faço nada disso. Até porque a minha profissão é j-o-r-n-a-l-i-s-t-a e como tal, desenvolvo a atividade de assessora de imprensa, comunicação e como o nome diz, cuido da comunicação. Um release aqui,uma entrevista aqui, a marcação de um bate-papo,uma gravação, acompanhar para direcionar tudo da melhor forma possível, uma divulgação via twitter, uma postagem no blog, um texto melhor preparado. Eu recebo para isso. E os demais assessores também. Não somos produtores, agenciadores ou empresários.

Com frequência, as pessoas perguntam: “você quer fechar shows para tais artistas?”

Gente, se eu tivesse habilidade em fechar shows, aposentava o notebook, as gravações intermináveis com artistas e ia viver disso, porque, com certeza, deve dar menos trabalho e mais dinheiro. Mas, sou uma pessoa da comunicação e não da agência de fechamento de shows.

E, pasmem. Há quem ache que não vale o valor que tem. Que encare a assessoria como a obrigação de fazer o artista aparecer na Rede Globo em horário nobre ou ainda cuidar de tudo, para que ele tenha uma carreira brilhante. Calma aí. Não é assim que as coisas funcionam e não é porque fulana ou beltrano fazem isso para artistas,amigos, namorados, maridos, que eu vou fazer também.

Eu tenho uma profissão e zelo por ela. Assim como zelo pela dos artistas e cuido somente da C-O-M-U-N-I-C-A-Ç-Ã-O !

Para a aula de hoje, está bom. Mais adiante, discutiremos novamente press-release, follow-up, dead-line e outras terminologias técnicas da profissão que assustam, mas fazem um bem danado !

