“Criação de Beats” é o segundo workshop gratuito do Projeto Sessions, que rolará na Suburbano Convicto!!

Posted on Julho 15, 2011

0



Arte: Carolina Ige

Este workshop é de realização Massala Diversidade Cultural, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Programa de Iniciativas Culturais (VAI).

Um importante veículo de comunicação servindo como uma nova maneira de dar voz ao Hip Hop. Depois de sites e revistas especializados o Massala Diversidade Cultural idealizou e agora colocará em prática em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e o Programa de Iniciativas Culturais (VAI) a proposta de criar a Rádio Web Sessions com conteúdo prioritariamente voltado ao movimento que tem a cidade como berço.

A Sessions entra no ar a partir de novembro deste ano, mas enquanto isso, organizamos alguns workshops voltados ao empreendedorismo, pois além da ciência da história e dos elementos formadores do Hip Hop é de grande importância o fomento de novos produtores musicais, culturais, jornalistas, beatmakers, designers e profissionais em geral para atuar no fortalecimento da cultura.

Os workshops serão GRATUITOS e em um local conhecido de muitas pessoas que convivem na cultura Hip-Hop: a Livraria Suburbano Convicto do escritor Alessandro Buzo! O primeiro workshop deste projeto foi “Texto para Web” da jornalista Bárbara Ladeia, que pode ser visto na indicação ao fim desta matéria.

O segundo workshop deste projeto é “Criação de Beats” do talentoso e renomado DJ Nato-PK, do selo Pau de Dá em Doido. Depois do bem sucedido  “Hip-Hop de todos os tempos”, o selo lança o projeto “A Batalha dos Versos”, também aprovado pelo Programa de Iniciativas Culturais (VAI). Nato, como profissional experiente que é, trará várias dicas e novidades para quem faz beats e aprecia este “pedaçinho” de uma cultura tão imensa quanto a Cultura Hip-Hop.

O workshop será GRATUITO e não tem inscrições prévias. Só chegar!

Ele acontece na quinta-feira, dia 28/07, das 19:00 as 21:00, na Livraria Suburbano Convicto – R. Treze de Maio, 70, 2º andar – Bela Vista.

SOBRE DJ NATO-PK

 

Renato Gomes dos Santos, nas artes DJ Nato-PK, teve seu primeiro contato com os toca-discos em 1996, vendo amigos dj´s tocando e vídeos de DMC (campeonato mundial de DJ´s), como todo inicio de DJ começou treinando nos fundos de casa e tocando nas festinhasde amigos, etc.

Tem como influências vários DJ´s como Grand Master Flash, DJ Hum,DJ KLJay, Mix Master Mike entre outros. Sua primeira grande aparição foi como DJ de grupo de Rap, no saudoso “Cul House – Santo André”, em meados de 1997, em um concurso de novos talentos da Kaskatas Records, daí em diante foi evoluindo e conquistando vários espaços e até um bom reconhecimento como DJ.

Sua projeção inicial se deu atuando como DJ do Grupo POLEMIKAOS, criado em 1997, em Santo André, no qual se apresentou em várias casas de renome, inclusive, casas da baixada santista e no interior de SP.

Atualmente apresenta-se em com o show “Pau-de-dá-em-doido Mixtape” , extraído de seu cd solo e apresenta-se também com os MC’s Enézimo (ex-Armagedon) em seus show´s solos. Também faz parte do projeto “Hip-Hop de Mesa”, que é a fusão do ritmo com a música popular brasileira.

Em paralelo as atividades de DJ e Produtor, ja atuou como Arte- Educador, ministrando oficinas e Workshops de discotecagem, introduzindo a cultura Hip-Hop e a arte do DJ nas comunidades, para crianças e adolescentes e adultos.

Já ministrou workshops em parceria com os MC´s Enézimo e Arnaldo Tifu no projeto TIM Música (operadora TIM de telefonia celular) que levou um pouco da cultura para crianças entre 9 e 12 anos e trabalhou no projeto ETC (Educação, Trabalho, e Cidadania), promovido pelo Depto. De Inclusão Social da prefeitura de SantoAndré em conjunto com a Ong CEEP

A Fase de produtor começou em 2001, produzindo alguns instrumentais no Video-Game Playstation 1, brincadeira que anos mais tarde se tornou séria. Hoje utiliza os softwares mais conhecidos para suas criações (Sound Forge, FL Studio, Logic Audio) e tem seu próprio Home-Studio.

Atuando como produtor musical, já tem alguns discos que levam sua assinatura na produção dos instrumentais, que são:

 – 2001: Guerra Santa (Vinil 12’)

 – 2003: Guerra Santa – “Guerreiros” (CD)

 – 2003: Armagedon – “Projeto Século XXI” (CD)

 – 2005: Grupo 3D Hip-Hop

 – 2006: Projeto Canja com Canja (DVD)

 – 2007: Pau de dá em doido Mix Tape (CD)

 – 2008: DJ Kl Jay (Racionais MC’s) “Rotação 33” (CD e DVD)

 – 2008: Enézimo “Um cara de sorte” (CD)

 – 2009: Emicida “Pra quem já mordeu cachorro por comida, até que cheguei longe” (MixTape)

 – 2009: Arnaldo Tifu “A Rima não pára” (CD)

 – 2010: Tazart Music (França) “São Paulo is Burning” (MixTape)

DJ Nato_Pk foi campeão da primeira Batalha de produtores de Rap realizada no Brasil em 2007 o “Battle Beats” , concorrendo com vários talentosos produtores de SP e outros estados

Em 2008 foi bicampeão na Segunda Edição do Battle Beat´s Brasil.

DJ Nato_PK foi um dos convidados a particpar em 2007 de um Workshop sobre produção com o renomado DJ americano DJ Premier (Gangstarr).

Graças a boa repercussão de sua Mix Tape, ainda no final de 2007, foi indicado ao PREMIO HUTUZ (CUFA Rio de Janeiro), na categoria Produtor Revelação, concorrendo com nomes de peso do Hip Hop nacional

 

Em 2009 foi vencedor da primeira “Liga dos Beats 2009” no CCJ Vila Nova Cachoeirinha no Projeto Outubro Independente. DJ Nato_PK foi homenageado no prêmio “Singela Homenagem” , sendo o segundo mais votado na internet, como um dos DJ´s que contribuem para história da discotecagem em São Paulo.

Finalizando o ano de 2009, foi vencedor no Prêmio Hip-Hop C.U.B.A. na categoria Melhor Produtor Musical, também no CCJ Vila Nova Cachoeirinha.

Atualmente está preparando o Volume 02 da Pau-de-da-e-doido Mixtape e também tem faixas produzidas nos discos dos Rappers André Sagat e EriQ.i que também estão em fase de finalização e serão lançados pelo selo PDD.

Acesse o site:

www.paudedaemdoido.com.br

Anúncios