Confira como foi o Workshop “Texto para Web”, na Suburbano Convicto!

Posted on Julho 14, 2011

3



Texto: Fabíola Ribeiro

Fotos: Jess Penido

O texto para web, como ferramenta de trabalho e para vida. Foi essa a lição tirada do workshop ministrado pela jornalista Bárbara Ladeia na ultima quinta-feira, 7 de julho, na livraria Suburbano Convicto, do escritor Alessandro Buzo. Primeiro de cinco edições que fazem parte do projeto da Rádio Web Sessions, o workshop “Texto para Web” trouxe a experiência dos oito anos de carreira de Bárbara, que atualmente escreve sobre economia e finanças para o jornal Brasil Econômico.

A jornalista Bárbara Ladeia falando aos participantes

Dentre os assuntos abordados a importância de um bom texto como ferramenta de trabalho, tipos de texto, e as armadilhas escondidas nas redes sociais renderam bons exemplos e risadas. A jornalista interagiu, conversou e chegou a fugir do tema para sanar as dúvidas dos presentes. “Escrevo de oito a dez textos por dia, isso quando escrevo pouco”, contou, dando uma idéia do ritmo das redações. Outro ponto abordado foi a questão dos releases, que são pautas sugeridas pelos jornalistas a outros veículos de imprensa, como Jéssica Balbino abordou em sua coluna “Não publique esse release, por favor!” aqui no site do Massala.

Em meio a essa correria surgiu a idéia de reunir seu portfólio em um blog hoje utilizado com ferramenta de trabalho diariamente com notícias fresquinhas sobre o mercado nacional e internacional “As pessoas pesquisavam sobre o assunto no Google e encontravam meu blog.”

Público atento ao workshop

À exemplo da quão importante é a qualidade do que se escreve e como se escreve, Barbara citou o caso da estudante de direito Mayara Petruso, que perdeu o emprego após ofender nordestinos nas redes sociais. Assim como a velocidade da web ajuda muito também pode causar prejuízos enormes nesses casos, “Tudo o que escrevemos fica na rede.” alerta. Mesmo fugindo ao ponto inicial, estratégias de divulgação como marketing de guerrilha, e outros tipos foram abordados, atendendo também aos anseios de quem faz cultura. Redes sociais como Facebook e Twitter foram discutidas no workshop de forma muito ampla e esclarecedora, indicando chamadas, textos, horários e que forma o público possa sentir interesse pelo trabalho que é oferecido.

As três horas de workshop foram encerradas com um “aula” sobre os principais passos para escrever um bom texto, e, entre eles, saber com quem está falando, o que se quer dizer com aquele texto e como torná-lo atraente.

Confira mais fotos do Workshop “Texto para Web” pelas lentes de Jess Penido:

A Equipe do Massala agradece imensamente ao escritor e proprietário da Suburbano Convicto, Alessandro Buzo, pelo espaço, atenção e amizade!

Ficou com água na boca? O próximo workshop é já neste mês: dia 28/07, será a vez do talentoso DJ Nato _PK estar junto ao projeto no workshop “Criação de Beats”, das 19:00 as 21:00, também na Suburbano Convicto. E o melhor: GRATUITO! Semana que vem confira matéria especial sobre este workshop aqui no Massala!

Anúncios