O Pulo do Gato – por Jess Penido*

Posted on Julho 12, 2011

1



Logo que comecei a fotografar ouvi de um amigo fotógrafo uma historinha chamada “O Pulo do Gato”. Nessa história, a onça pede para o gato ensiná-la a como viver na floresta. Ele a ensina a pular para frente, para trás, saltar e dar botes. Tempo depois onça e gato vão beber água em um riacho, quando de repente a onça faminta pula em direção ao gato, este pula de lado e a onça cai feio no chão. Então, ela diz “Ei gato, esse pulo de lado você não me ensinou”. O gato respondeu “Se eu tivesse te ensinado tudo o que eu sei, neste momento eu estaria morto, não estaria?”

O argumento que seguiu a história deste meu amigo consistia na ideia de que partilhar nossos conhecimentos da área resultaria em uma ameaça ao nosso trabalho. Felizmente ou infelizmente essa não é uma característica propriamente do mundo fotográfico, é uma característica que existe em todos os ramos profissionais. Muitos fotógrafos têm certa resistência em ensinar o que sabem para outros fotógrafos, por insegurança talvez. O fato é que como disse meu professor Otávio Valle “É desse tipo de fotógrafo que rimos enquanto tomamos cerveja no bar”.

Sim, caro amigo, nós rimos de você enquanto tomávamos uma Stella no Charm, porque não há nada mais triste do que a incapacidade de partilhar e na insegurança de que alguém que use a mesma calça que você seja tão bom quanto você. E quando a cerveja chegou ao fim alguém citou Dante Alighieri, que, em uma época onde somente eram valorizados os escritos em Latim, redigiu o poema “A Divina Comédia” em um dialeto italiano para que todos pudessem ler. Bem mais abrangente talvez do que responder a dúvidas sobre fotografia, mas igualmente significativo.

A dica aqui é que este tipo de insegurança é sem motivo, afinal é possível partilhar conhecimento – mas não talento. Quer manter seu trabalho seguro? Trabalhe! Partilhar conhecimento não fará de você mais vulnerável, pelo contrário.


*Jess Penido é fotógrafa oficial do Radar Urbano, Rua do Flow e Massala Diversidade Cultural.

www.flickr.com/jesspenni

@jesspenido