Conheça os projetos de realização e apoio do Massala aprovados pelo VAI

Posted on Maio 27, 2011

1



Dia 29 de março de 2011, saiu o tão esperado resultado dos projetos culturais do Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais da Prefeitura de São Paulo).

Nós do Massala, fomos contemplados com a aprovação de um projeto nosso, que foi elaborado pela produtora cultural Ana Fonseca. E Base MC, integrante do grupo Primeira Função, também foi contemplado com um belíssimo projeto de sua elaboração e da jornalista Fabíola Ribeiro. Nós do Massala, apesar de não sermos os realizadores deste projeto, o apoiamos pela parceria com o grupo de rap paulistano e com o MC.

Vamos descrever aqui, resumidamente o projeto de realização do Massala e o do Refugi- Áudio Estúdio (Base MC), e desde já, contamos com a participação de todos que amam, curtem e vivem a cultura Hip-Hop: os dois projetos foram pensados para vocês, e com o intuito de vocês interagirem e usufruírem dos produtos que serão oferecidos. Vamos conhecer?

Projeto de Realização – MASSALA DIVERSIDADE CULTURAL e PROGRAMA VAI /SEC. DE CULTURA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

 

Um espaço que seja livre, totalmente voltado ao movimento Hip-Hop, ininterrupto, interativo, que promova eventos, shows, lançamentos e proponha uma verdadeira rede entre os Estados do nosso país e exterior. Estes são os princípios da criação da primeira rádio web de Hip-Hop da cidade de São Paulo: a rádio web do Massala, Sessions.

Baseada no trabalho da produtora cultural Ana Fonseca contando com a direção técnica de Eduardo França, a ideia tem caráter inovador, inédito e necessário, dado que a capital nacional do Hip-Hop é São Paulo.

A demanda de pessoas que se tornariam ouvintes e principalmente participantes desta rádio é imensa, pois a grande maioria dos apreciadores da cultura Hip-Hop tem e utilizam muito a Internet, seja em casa, em lan-houses, infocentros, no trabalho e até no celular, além da Internet ser, para o jovem que aprecia e faz da cultura sua atividade, um dos ou o meio mais importante de divulgação de sua arte, trabalhos e ideias. Na pesquisa sobre Rap e Música negra que o Massala disponibilizou neste link http://massaladiversidade.com/2011/05/12/pesquisa-interativa-sobre-preferencia-musical-participe/, o público pode opinar sobre a sua preferência e este material é fundamental para a formação da programação da Rádio WEB.

A rádio é ininterrupta e muito interativa, com ‘set lists’ sugeridos pelos ouvintes, que opinam também nos convidados de cada programa, além da divulgação do trabalho de grupos iniciantes.

Outra boa coisa que fará parte deste projeto, além da rádio: como no segmento Hip-Hop as produções geralmente são independentes, os workshops oferecidos pelo projeto do Massala, a rádio Sessions, é pautado pelo empreendedorismo. Fora dos padrões dos projetos de Hip-Hop tradicionais, onde os workshops oferecidos são geralmente em relação aos quatro elementos da cultura (MC, DJ, Break, Graffite), este projeto preferiu escolher processos de produção e criação de ferramentas para o jovem empreendedor do Hip-Hop, como Produção Musical (Ministrada por Iuri Stocco – ISSV, produtor musical e videomaker); produção para Web (Ministrada por Bárbara Ladeia, jornalista e criadora deste site); Design Gráfico (Ministrado por Manoel Araújo, o Man, MC do grupo Filosofia de Rua, publicitário e Designer Gráfico), Criação de Beats (Ministrado por DJ Nato-PK, DJ do selo Pau de Dá em Doido) e Produção Cultural (Ministrado pela produtora cultural Ana Fonseca), ou seja, uma estrutura de base para o jovem que já desenvolve ou tem a pretensão de desenvolver alguma atividade em relação ao Hip-Hop. Todos os workshops serão realizados em um local conhecido do público: a Livraria “Suburbano Convicto”, de Alessandro Buzo e gratuitos.

Projeto de realização – REFUGI-ÁUDIO ESTÚDIO / PROGRAMA VAI /  SEC. DE CULTURA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO e apoio – MASSALA DIVERSIDADE CULTURAL

O projeto “Mapeamentos – Hip-Hop por São Paulo” consiste em uma verdadeira ação sócio-cultural: um mapeamento dos bairros com maiores déficits sócio-culturais e de segurança, e, ao mesmo tempo, maior concentração de jovens, principalmente apreciadores do movimento Hip-Hop e suas vertentes.

O Rap Nacional sempre teve como uma de suas características a denúncia e a contestação das condições precárias em que vivem os brasileiros, tanto nas periferias como no centro da cidade. Esse fato, além das situações do cotidiano e esperança em uma vida melhor, cada dia faz mais e mais pessoas apreciarem seu ritmo, suas letras e freqüentarem suas festas e eventos. Mas, infelizmente, nem todos os artistas ou grupos conseguem obter alguma projeção dentro ou fora do cenário Hip-Hop, e a dificuldade ainda é maior para grupos ou artistas sem condições financeiras, de produção e em início de carreira.

A proposta é o mapeamento dos bairros e artistas de Base MC, e Refugiáudio Studio para gravação, produção, mixagem, masterização e finalização da coletânea “Hip-Hop por São Paulo”, e o evento de lançamento desta coletânea, em local ainda a definir.

O projeto tem como resultado, ou produto cultural um CD, que será uma coletânea onde cada artista ou grupo tem direito a uma faixa com participação de MC’s convidados do cenário Hip-Hop. Serão escolhidos artistas que não possuem músicas lançadas oficialmente, de 18 a 29 anos e um grupo por região da cidade (Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste, Zona Oeste, Centro). Cada artista ou grupo gravará duas faixas para promover o seu trabalho, mesclando à artistas do segmento, o que terá uma importância muito grande na vida destes jovens, não só no sentido de auto-estima e participação em uma coletânea que terá um grande alcance, mas também por ser um início de uma futura profissão. Os artistas convidados a participar e gravar a coletânea são:

 – Raphão Alaafin

 – Marcello Gugu

 – Lucas Tristão

 – Tiagão

 – Base MC

A coletânea “Hip-Hop por São Paulo” será lançada em um evento especial, em local a definir, onde terá a participação não só dos artistas selecionados no projeto, como também de grupos ou artistas que queiram desenvolver parcerias.

 

Anúncios