Quem é mais fã? – por Fabys For Fun*

Posted on Abril 20, 2011

1



 Já perceberam que hoje em dia, até no meio do Rap, tem rolado competições pra saber quem é mais fã que quem?

    Se você não sabe o número que o cara calça, você é poser. Se você não sabe o aniversário da mãe de todos os integrantes do grupo, você é modinha. Se você não sabe a lista completa das músicas que tocaram no show do Amapá em janeiro de 1998, você não é digno de ouvir o som do cara.

   Isso é mesmo necessário? Os fãs deveriam se unir pelo bem da carreira do ídolo, e não ficarem competindo e se classificando. Hierarquia até nos momentos de lazer? Será mesmo que eu, por estar no meio do Rap há 16 anos, sou mais fã do que o moleque que começou a ouvir agora, mas vai a todos os shows, compra os CDs, compra a camiseta…?

  Tem que ser como minha prima, que era fã do Tande (da seleção masculina de vôlei), e quando ele casou, ela entrou em depressão. Ficou mais de mês sem sair de casa, só chorando. Isso é que é ser fã? Pior que essa história é verdade! Até hoje o assunto “Tande” é proibido em festas de família. JURO!

  Hoje em dia a moda dos fã-clubes está voltando. Eu, no auge dos meus quase 30 anos, não tenho paciência pra esse tipo de coisa, mas acho que faz parte da adolescência e juventude, além de ser um ótimo incentivo para o artista. Mas não é porque você é do tal fã-clube que pode desmerecer o fã que não é.

   Sábado fui com um amigo ao show do Instituto e convidados (Kamau, B Negão, Thalma de Freitas e Carlos Dafé), tocando Tim Maia Racional. E esse amigo passou o dia inteiro dando pulinhos porque iria ver a homenagem ao Tim Maia, que era um de seus grandes ídolos.

OK!

 Estávamos nos divertindo, cantando, dançando, e quase no fim do show ele vira e pergunta: “Os caras não vão tocar nenhuma do Tim Maia?” Na hora eu fiz um olhar alt6 né (¬¬), e nem respondi. Claro que eu acho meio absurdo alguém ser super- fã do Tim Maia e não conhecer a fase mais interessante e importante da sua carreira, mas depois fiquei pensando: “E daí?”: o cara foi no show, curtiu demais, dançou, cantou… O que tem que ele não conhece certa fase do artista? Tá certo que é uma fase importante pra todo cenário musical brasileiro, mas e daí? Com certeza ele aproveitou mais o show do que grande parte do público que estava lá.

  Enfim, temos que parar de achar que somos donos da música, donos dos artistas… Vamos compartilhar conhecimento ao invés de debochar dos que sabem menos do que a gente. Vamos nos unir pra elevar o nível de alcance do artista que a gente gosta. Garanto que a sensação de ver alguém que somos fãs fazendo sucesso é muito boa! Tentem isso em casa! hahaha

 A música agradece!

 *Fabys For Fun é fã de Rap desde criançinha.

 www.orapinforma.com

 msn: fabysforfun@hotmail.com

 twitter: @fabysforfun

 tumblr: http://www.fabys.tumblr.com

 myspace: http://www.myspace.com/fabysforfun

