Grupo Inquérito lança hoje o videoclipe da música “Um Brinde”

Posted on Fevereiro 18, 2011

1



Grupo Inquérito lança hoje em todo o País e no exterior o videoclipe da música “Um Brinde”, que fala sobre um tema importantíssimo, e que, infelizmente, nunca deixa de ser atual: o alcoolismo.

A doença se caracteriza pelo conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongados do álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as conseqüências decorrentes. O alcoolismo é, portanto, um conjunto de diagnósticos. Dentro desta doença existe a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porém não continuado), intoxicação por álcool (embriaguez). Síndromes amnéstica (perdas restritas de memória), demencial, alucinatória, delirante, de humor, distúrbios de ansiedade, do sono e distúrbios inespecíficos são características marcantes do vício. Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal.

No vídeo, o tema é retratado nos principais aspectos em que o álcool como doença aparece em nossa sociedade: a dissolução de famílias através do vício, além da auto-destruição; o poder da propaganda incentivando o uso; e as desculpas recorrentes dos alcoólatras para o seu uso como “beber socialmente”, “beber em dias de jogo de futebol”, entre outras.

Segundo o site www.alcoolismo.com.br, o vício em álcool começa cada vez mais cedo entre os brasileiros, por volta dos 10 a 12 anos, e pior, com o estímulo dos pais. À medida que crescem, o uso se torna ainda mais freqüente, nas baladas e festas, atribuindo junto ao vício vários problemas além dos citados acima, como doenças sexualmente transmissíveis, violência e problemas de saúde crônicos, por exemplo.

O vídeo é mais do que simplesmente um clipe musical, é um alerta a todos, principalmente aos adolescentes e jovens adultos, que são o público maior do Hip-Hop, aos malefícios do álcool, de forma a que possam perceber claramente e se identificar, seja pessoalmente, ou ao seu redor, que o problema existe de forma continuada em nossa sociedade, e de fácil identificação por se tratar de uma característica abrangente e infelzimente estimulada pela sociedade em geral.

Com direção de Vras77, o vídeo será exibido em países como Inglaterra, Portugal, Estados Unidos, Cuba e Guiné-Bissau, além de estar aqui no Massala Diversidade Cultural. Confiram o ótimo videoclipe de “Um Brinde”.

Ilustração: Danilo Rodrigues (Dnl87)